O factoring ou fomento mercantil é universalmen-te uma atividade destinada a dar apoio às peque-nas e médias empresas. Nosso negócio é fomen-tar, fazer crescer o seu negócio, através da prestação contínua de serviços de alavancagem mercadológica. Factoring foi implantado no Brasil em 1982 pela ANFAC - Associação Nacional de Factoring, que congrega aproximadamente 700 empresas associadas.

Apesar de recente implantação no Brasil, o Factoring já era praticado nos Estados Unidos da América desde o ano de 1800 e, na Europa, desde a década de 60. A conceituação moderna do Factoring foi aprovada pela Convenção Diplo-mática de Ottawa, em maio de 1988, da qual o Brasil participou com outras 52 nações signa-tárias.Os princípios doutrinários consagrados naquele acordo internacional foram reconhecidos pelo Banco Central do Brasil através da Circular 1359, de 30/09/1988.

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Requisitos
O Factoring reúne uma série de requisitos e funções que, no seu conjunto, permitem o acom-panhamento permanente das atividades relaciona-das com a Análise de Crédito e Cobrança de suas Empresas clientes, consubstanciadas no Contrato de Fomento Mercantil, bem diferenciadas das funções exercidas pelas Instituições Financeiras.

Definição
Factoring não é empréstimo, não é desconto ou adiantamento de dinheiro. É uma interação muito mais ampla entre empresas, proporcionando novas oportunidades de negócios e racionalização de operações administrativas e financeiras para reso-lução imediata do fluxo de caixa de sua empresa.

O que é?
Esta atividade resume-se à compra do faturamen-to das empresas (total ou parcial), através do endosso a cobrança do direito creditório represen-tado por cheques e/ou duplicatas proveniente de transações mercantis.

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